sábado, 1 de outubro de 2011

Como a escola aqui em Londres ajudou no desfralde

:: Vejam bem, esse é um relato considerando a nossa experiência aqui em Londres ::

Quando tentei pela 1a vez o desfralde o chicletinho estava na Nursery e lá elas não ajudaram ...

Falamos sobre nossa iniciativa e a princípio elas apoiaram e demonstraram que iriam nos ajudar nessa, mas não foi oq aconteceu.

Dentre muitas coisas que aconteceram na Nursery - abre parenteses (vejam bem chicletinho nunca foi maltratado ou coisa do tipo mto pelo contrário elas eram carinhosas com ele, várias vezes 'dei incertas' na Nursery e observava pela porta de vidro) fecha parenteses - mas acho que a dinâmica era diferente, mtas crianças, teachers exaustas e sem tempo para dedicar atenção para esse momento, tudo junto e misturado mudamos o pequeno de escola.

Na Montessori a teacher falou conosco sobre o chicletinho estar preparado, mas só que quem não estava era eu e queria deixar para desfraldar no Brasil, na praia e com a família por perto ... mas não esperei, respirei fundo e vamos nessa!

Ao contrário da Nursery, a Escola ajudou e muito! Falavam com ele sobre ficar sem a fralda, incentivavam as idas ao banheiro e como ele estuda com coleguinhas mais velhos (metodologia Montessori) as crianças mais velhas falavam com ele sobre o assunto e em casa ele tentava reproduzir as histórias contadas enquanto sentava no penico.

Minha opinião sobre a experiência do desfralde:
:: é cansativo mas não tem jeito, todas nós iremos passar por isso
:: não adianta forçar a criança, ela tem que estar confiante
:: pais sem estress na hora do penico, filho mais tranquilo com os acidentes
:: temos que encontrar um equilíbrio entre a criança estar preparada e os pais estarem dispostos
:: não adianta começar o desfralde só em casa, o trabalho tem que ser em conjunto

E com vc como foi? Compartilhe conosco

e sobre o relato do desfralde???
Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4

3 comentários:

Elen B. disse...

Olá!

Confesso que estou sem coragem de começar essa etapa...na creche ele já fica de cuequinha o dia todo, mas ainda não sabe pedir para ir ao banheiro. Ele já percebe quando faz alguma coisa, mas só me avisa depois de ter feito: "nenê fez". Na creche ele costuma se sentar no vaso, mas é ou de roupa ou só para sentar.
Em casa eu ainda estou deixando de fralda. É, errado, mas como disse, não sei se é ele que não está preparado ou se sou eu que não estou. Fico tentando ver algum sinal nele que me mostre ser o momento ideal...
Complicado, rs
Bjo!

Liliane Arend disse...

Oi Elen, acho que a idéia é essa mesmo. Como ele ainda não 'pede' para ir ao banheiro ou fazer vai deixando de fralda em casa mesmo, sem neura.
Qdo vcs estiverem preparados vc vai sentir :D
beijos

Gi disse...

oi lilis! é mega-ultra-zord cansativo mesmo!!! começamos no início de setembro o desfralde do Lourenço, escrevi um pouco sobre isso hj no blog! mas bem mais que a clarice (eu estava super nurótica qrendo tirar as fraldas antes do irmão nascer - bobagem)... muito
mas tranquila com o lourenço.. legal esse penico portátil! aqui não tem , mas não abro mão do pró-assento!! adoro!! e viva a cuequiinha!