sábado, 22 de março de 2014

O assunto é Escola ... mas de novo ?!?!?

É minha gente, esse é o tema que está no bate papo de 9 entre 10 mães/pais, independente da faixa etária do filho (a).

Além disso recebi alguns emails perguntando sobre isso, mesmo este não sendo um blog destinado a esse tipo de informação resolvi compartilhar oq aprendi ;)

Bom aqui em Londres existem as States Schools, as Publics Schools and Private/Independent Schools.

States Schools ao contrário do que o nome sugere são escolas pagas de alto nível.

Private/Indenpendent Schools são escolas particulares (como chamamos no Brasil).

Public Schools são as escolas públicas.

Bom, nas State Schools quem estudam são as famílias mais tradicionais, como por exemplo a família real, assim foi oq me explicaram ...

Private/Independent School - vc não precisa morar perto da escola para que seu filho estude, basta poder pagar pelo fee (mensalidade) que aqui são cobrados a cada 3 meses. Mais ou menos assim, o valor da mensalidade que vc pagaria por mês multiplica por 3.

Public School - vc precisa morar perto da escola para ter direito a vaga. Caso a escola perto da sua casa não tenha vaga o governo te manda uma lista com umas 6 opções de escolha em escolas, normalmente também perto da sua casa (eles chamam de catchment area).

As Public School são avaliadas pelo governo e tem um ranking

Outstanding  Outstanding
Good  Good
Requires improvement  Requires improvement
Inadequate  Inadequate
*illustração do site http://www.locrating.com/

Então quando vc está procurando uma escola para o seu filho o foco são nas Outstanding, mas como a demanda para essas escolas é alta um dos primeiros critérios usados pelo governo é a proximidade que você mora da escola, depois se o seu filho já possui algum irmão/ã estudando na escola, e por aí por diante.

Quanto a conversa é sobre outstanding schools e morar perto, estamos falando em muitos casos morar quase vizinho de muro da escola. É algo desse tipo mesmo. Conheço mães que colocam o nome do filho em lista de espera quando descobre que está grávida.

Também existe um critério diferenciado quando o assunto são as escolas católicas. Não basta morar perto da escola, vc precisa ser frequentador da Igreja ...

Um conselho que eu acho bem bacana compartilhar é que também não vale apenas a escola ser outstanding ela precisa estar de acordo com o life style da família. Por exemplo, não adianta estar numa escola outstanding se 80% dos alunos procedem de uma cultura completamente diferente da sua família, vale a pena pensar nisso.

Tem um site que te dá informações sobre as escolas, para isso você precisa saber ou o nome da escola ou a área em que você gostaria de morar, consequentemente onde seus filhos estudarão.

O site é o Ofsted.

Acho que de uma forma simplificada é isso.

Quer saber mais? Me pergunta que tento responder ;)))


4 comentários:

sabrina disse...

Oii...gostei muito de seu informativo sobre a escola...tenho uma filha de 4anos e preciso de uma creche iremos nos mudar em outubro...existe escolinhas com professores bilingues?

Liliane Arend disse...

Oi Sabrina, normalmente as escolas possuem professoras que falam duas línguas. O português não é tão comum, mas na creche em Chelsea quando chagamos a escola colocou, no horário em que meu chicletinho estava, uma portuguesa - oq me ajudou mto no começo.
Acho que tudo é uma questão de vc perguntar nas creches quando estiver as visitando.
Bjo
Liliane

Unknown disse...

Bom dia tenho uma duvida em relacao a escola, estou querendo ir morar em Londres com meu filho que vai fazer um ano, queria saber se eu estiver ilegal ele pode estudar? Estou querendo fazer um curso de ingles e nao quero mais voltar e queria saber se terei dificuldades para colocar ele na escola, e se existe algum visto por ele estudar em Londres.

Liliane Arend disse...

Oi kelly,

As escolas públicas por aqui só iniciam a partir dos 5 anos.
Não aconselho ninguém a ficar ilegal no país, mas você poder obter o visto de estudante por 6 meses.
Bjo
Liliane