segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sobre o sistema de saúde em Londres

Estou fazendo este post logo após chegar do Chelsea and Westminster Hospital e também porque recebo alguns comentários pedindo informações sobre assuntos relacionados a saúde e educação em Londres.

Não tenho a menor intenção de que o nosso blog, Londres com filhos, seja um guia de sobrevivência, mas percebi que pelo nome que leva acho plausível relatar nossas experiências por aqui relacionadas a esses temas, tentando dessa forma ajudar as pessoas que precisam de informações a respeito.

****
Atendimento Público

Bom, no Reino Unido o sistema público de saúde se chama NHS, National Health Service, mas você também pode ter atendimento particular ou com plano de saúde.

O plano de saúde que conheço é o Bupa, que é oq temos.

Eu tive boas experiências, e outras não tão boas, tanto no atendimento público quanto no privado.

Vamos falar sobre o atendimento público.

Assim que você chega na cidade e possui um endereço fixo precisa se registrar no GP, General Practise. Funciona como um Médico Geral, a partir do GP é que você receberá encaminhamento para tratamentos específicos e é no GP que você vai quando tem qualquer problema de saúde.

Para encontrar o GP que atende ao seu endereço você pode entrar nesse site aqui NHS Direct, do lado direito vai ter a opção para vc colocar o seu post code o site te indicará os mais próximos.

******

Sobre o atendimento particular.

Já consultei no Portland Hospital quando estava grávida do Chicletinho - isso foi em 2007. O atendimento foi tão ruim, mas tão ruim, que resolvi voltar para o Brasil e fazer o parto do meu pequeno lá.

Resolvi procurar atendimento particular pois tive sangramento e estava apenas com meu marido em Londres, me sentia insegura então depois de consultar no Portland Hospital e a médica nem me tocar, mto menos fazer contato visual comigo (ela só se dirigia ao meu marido) me desesperei ....

Outra experiência que tive foi quando o Chicletinho teve catapora. Com a péssima mania de achar que tudo que é público é pior, questão cultural mesmo, consultei um pediatra particular.

O pediatra foi querido, bacana, mas o consultório dele mais parecia uma sala de estar. Sem medir nem pesar, a consulta foi apenas uma conversa ....

Agora o atendimento de emergência residencial é fantástico ... Chicletinho estava com febrão, como nunca havia estado antes ... fomos ao Chelsea and Westminster Hospital e receitaram apenas Ibuprofeno, mas nem assim a febre cedia ... então esperamos anoitecer e ligamos para um serviço particular de emergência da Portobello Clinic, eles foram lá em casa e lá mesmo fizeram vários exames, inclusive o de infecção urinária ...

Então que o público aqui em Londres é tão bom quanto o privado.

******

Sobre o plano de saúde

Aqui funciona assim: você tem uma cota (valor) a ser usado com exames e consultas.

Você liga para o plano para marcar e autorizar as consultas e exames. Eles sempre mandam um extrato para sua casa dizendo quanto você já gastou.


*******

Minha opinião sobre o sistema de saúde daqui em geral é que o atendimento público é muito bom. Só recorro ao privado caso o médico que tenha nos atendido não nos passe 100% de confiabilidade, mas fora isso temos nos consultado apenas no público no último ano.

Nenhum comentário: