terça-feira, 7 de agosto de 2012

Terror Noturno

Por algum tempo eu não identifiquei os gritos e a agitação do Chicletinho como terror noturno, mas na última vez que estivemos no Brasil, e consultamos o pediatra dele, chegamos a essa conclusão.

Tudo começou quando meu pequeno tinha por volta de 1 ano de idade. Ele 'acordava' no meio da noite, chorava, davas uns gritos ... eu achava que eram os famosos pesadelos e não dei muita bola, afinal ele ainda acordava no meio da noite para tomar leite.

Quando ele completou 2 anos os episódios eram mais frequentes e mais 'agressivos', ele passou a se debater e a chutar, 'culpamos' toda a movimentação da mudança para Londres e atribuimos a piora dos 'pesadelos' a todo o clima de stress e falta de rotina (fizemos uma viagem para Disney em Orlando, ficamos 10 dias, quando voltamos em 1 semana desocupamos nossa casa e nos mudamos para um hotel).

Nessa fase em que ficamos no hotel eu e meu marido já possuíamos o visto de trabalho para Londres para o Chicletinho não, tivemos que aplicar novamente dessa vez para os 3. Então prevíamos ficar 1 mês no hotel, esse mês se prolongou por 6 meses - com viagens para Londres nesse meio tempo. Por isso imaginamos que poderia ser toda essa mudança a causadora.

Pronto, chegamos em Londres .... os episódios continuaram, mas aí eu tinha que dar um tempo ao pequeno já que a adaptação não é uma coisa simples para uma criança que já fala e tem amigos no seu país (ele sentiu muita saudade).

Mas os episódios não passavam e sempre conversava com o pediatra dele por email e skype. Mudamos a rotina do sono noturno dele. Como ele não dormia mais durante o dia passamos a ficar quietinhos na cama conversando e contando histórias, apenas com o propósito de relaxamento ... massagens sempre fizeram parte da nossa rotina e continuaram.

Bem, com 3 anos 3 meio, uma mãe com olheiras profundas e estressada pela privação do sono, cheguei desesperada ao consultório do Dr. Jairo em São Paulo.
- Jairo ele ainda não dorme a noite inteira !!!! Os pesadelos ainda são recorrentes, socorro !!!

Depois de 1 hora de perguntas, lágrimas e um chá de camomila 'chegamos' a conclusão: não são apenas pesadelos, mas terror noturno.

Mas qual a diferença???

Para ser bem sincera, naquele momento eu nem consegui traçar as principais diferenças já que o sintoma que mais estava me enlouquecendo era similar :: Chicletinho acordava sempre cansado, disposto, mas com olheiras e no meio do dia começava a ficar bem irritado mas não queria dormir para descansar. Durante um chá quando comentei sobre o terror noturno do pequeno e uma das meninas me perguntou, mas qual a diferença entre os pesadelos, que me toquei que eu não sabia.

Bom, saímos do consultório com a indicação de um remédio homeopático para ajudar.

Passamos 3 meses no Brasil em rítmo de férias, depois chegamos em Londres e mudamos de casa, antes mesmo de dormir na casa nova voltamos ao Brasil e passamos mais 3 semanas, além do desfralde noturno em andamento.

Tudo isso fez com que meu pequeno continuasse com o sono irregular e muita agitação noturna. Apenas em maio nossa rotina começou a voltar ao normal.

Mudei o horário do início do pequeno ir dormir ... por volta das 18h30m já começamos o processo e antes de dormir ele toma um chá de camomila com ervas, oq tem acalmado ele mas os episódios ainda acontecem. Ele ainda acorda todas as noites entre meia-noite e uma da manhã e o seu despertar é as 6 da matina !!!

Ainda me sinto bem cansada, mas já tenho visto melhoras. Os episódios que eram diários agora acontecem apenas 3 ou 4 vezes.

Durante as nossas férias na Turquia não aconteceu nenhuma vez :))

Nenhum comentário: