quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ajudando em casa

Na 2a-feira (02 de julho) foi nossa reunião com a diretora da escola do Chicletinho para saber como ele está na escola.

Além dos elogios em relação à evolução dele nesse último ano veio um pequeno conselho :: você precisa dar mais autonomia para ele em casa.

Hein ?! Mas que tipo de autonomia ??? eu já o deixo se vestir sozinho, calçar o tênis, escolher a roupa .... mas aqui estamos falando em colocá-lo para fazer algumas tarefas domésticas.

No Brasil não é comum, mas aqui é normal que os filhos ajudem com pequenos afazeres em casa - não sei se é por ser uma escola Montessoriana, que trabalha com os afazeres de limpar, secar, guardar para desenvolver coordenação motora/concentração/etc, mas conversando com as outras mães isso faz parte da rotina da casa desde que os pequenos eram bem pequerruchos.

Pq no Brasil não é comum? aqui uma pausa para dizer que esse é um entendimento PESSOAL

Acho que pq no Brasil estamos acostumadas a ter alguém para fazer as coisas, além de uma propagação massiva da informação de que criança tem só que brincar que se lavar a louça vai 'denegrir' a imagem da família ...

Como ainda estamos a apenas 2 anos em Londres, ainda temos alguns 'vícios' da rotina brasileira, então não sobra 'muita' coisa para o Chicletinho fazer, então minha tarefa era perceber no dia-a-dia qual tipo de tarefa ele poderia me ajudar e encontrei essas pequenas atribuições:
- separar as roupas para lavar POR COR;
- colocar a mesa do jantar, colocando a QUANTIDADE necessária de pratos - talheres - copos e guardanapo
- alimentar seus peixes, separando as quantidades em PORÇÕES a serem dadas 3 vezes ao dia

Com estas simples atividades eu percebi que ele fica menos entediado em casa e damos continuidade ao que ele está aprendendo na escola para seu desenvolvimento.

Além de tudo isso ele continua brincando tá gente !!! Oq preciso agora que ele me ajude é a organizar seus brinquedos no quarto, mas acho que isso não é interessante para ele, mas oq vale disso tudo é que fazendo com que seus filhos executem pequenas trefas em casa (sempre adequadas a idade deles) eles se desenvolvem fisicamente e intelectualmente além de perceber que até a comida chegar ao prato, ou a roupa no armário, existe um longo caminho a ser percorrido.

-------
Um adendo ao post :: estou cada dia mais apaixonada pela educação montessoriana :D

2 comentários:

Karina disse...

Isso é engraçado pq quando eu e minha irmã eramos pequenas sempre queriamos ajudar... e minha mãe comprava as vassourinhas e rodinhos de brinquedos... e do nosso jeito ajudavamos. Depois dos 7 era nossa obrigação matinal de arrumar a própria cama. Nessa mesma época minha mãe fazia bordados em máquina (tipo de costura) e ia papel atrás para facilitar na hora e esse papel tinha q ser retirado. Bom dai a gente limpava para ela, que era só puxar o papel detrás do bordado com as próprias mãos e em troca ganhavamos dinheiro para comprar figurinhas de albuns. Em menos de 15 dias completavamos os albuns!!! rs Era serviço de meia hora, que ajudava minha mãe, não tinha risco e ficavamos felizes com os albuns!!

Acho que serviço que não traga riscos para as crianças, não atrapalhe os estudos, e não seja por horas e hora. É um aprendizado sim.

Acho super legal essas idéias do colégio. As crianças aprendem que nem tudo é fácil, e a responsabilidade faz parte da vida.

Bjos

Gi disse...

isso é mesmo muito bacana!! além de todas essas coisas, é assim que aprendemos a zelar pelas coisas, especialmente a casa... e é natural.