quarta-feira, 5 de junho de 2013

Atenção, ou a falta dela ...

Faz um tempinho que tenho percebido a falta de atenção que Chicletinho dá as instruções e assuntos dos quais ele não se 'interessa'.

A diretora da escola dele, na reunião de final do ano letivo julho de 2012, nos falou que muitas vezes enquanto ela está explicando uma atividade ele está cantando, desenhando ou fazendo qualquer outra coisa menos prestando atenção.

_____

(abre parênteses)
Li uma matéria na Crescer online que pesquisa realizada em Israel afirma que crianças que foram amamentadas no peito têm menos risco de desenvolver TDAH, mas com algumas resalvas pois a pesquisa possui algumas limitações. (clique aqui se quiser ler na íntegra.)

Bem, acho que é esse tipo de informações que precisamos dar uma ignorada ... claro que vale a leitura, mas na boa, só pq não amamentei meu filho quer dizer que ele tem mais probabilidade de desenvolver TDAH?
(fecha parênteses)
______

Tenho um caso na família que foi diagnosticado erroneamente com TDAH, isso pq acho que em alguns casos os médicos optam pelo diagnóstico mais provável e descartam estudo mais aprofundados (principalmente médicos de plano de saúde e públicos). Se os pais, ou responsáveis pela criança, não possuem mta informação e ainda têm aquele dogma cultural de antigamente de que médico é quase como um deus ...

Por mais que tentássemos mostrar para as pessoas envolvidas que seria interessante buscar segundas e terceiras opiniões, de nada adiantava.

Até que essa criança, no auge de seus 7 anos não conseguia ler, escrever e muito menos acompanhar seus amigos na escola. Sim é verdade que essa criança era superativa, sempre exigiu mais paciência e calma para lidar no dia-a-dia.

Então resolveram sair da capital federal e consultar um neurologista em São Paulo, que o encaminhou para exames para excluir outras questões, como a dislexia.

Aos 8 anos foi comprovado que a causa é:: como a criança ficou sem líquido amniótico no final da gravidez, outro erro médio e outro episódio de que aquilo que médico se fala não se contesta, ele ficou sem oxigênio e parte do cérebro responsável pela aprendizagem não se desenvolveu como deveria (diagnóstico simplificado por mim que acompanhou todo o processo em São Paulo a fim de ajudar com questionamentos no melhor estilo - colocar o médico na parede até que todas as dúvidas sejam esclarecidas além de submeter os exames à avaliação de mais 5 especialistas)

Enfim, hoje aos 10 anos a criança segue sem saber ler e escrever (copia as letras mas não faz a menor idéia do que está escrevendo) faz terapia para desenvolver a tal parte do cérebro, mas como passou muito tempo 'inativa' o estímulo e a eficácia da terapia levarão mais tempo para atingir seus objetivos.

Por isso acho importante que estejamos informados, mas não incapacitados de questionar e também não aceitar tudo aquilo que lemos como verdade absoluta.

_______

Bom, voltando ao Chicletinho.

Venho percebendo também que nas aulas de ginástica, que ele AMA, ele não presta atenção aos instrutores.

Aí ontem ele me diz que não quer ir mais para a escola pq é boring !!!

No final do dia quando vou buscá-lo me vem com esta folha linda todo orgulhoso dos números que escreveu (segurando o lápis corretamente - preciso de outro post para falar disso)

nosso pequeno diálogo
(eu) Que legal filho, você já está escrevendo todos os números !!!
(ele) Mãe olha aqui atrás da folha! São os meus amigos da escola fantasiados


e aí faz oq gente ... ele se distrai facilmente, não presta atenção e às vezes se faz de desinteressado .... é ligado no 220v da hora que acorda até a hora que vai dormir, mas nem por isso acho que ele tem algum problema. Ele tem seu próprio compasso, ritmo, passada ...

Talvez ele não escreva ou leia aos 6 anos de idade, mas posso afirmar que seus desenhos são os mais lindos (corujice materna pode)

Cada ser humano é único e deve ser olhado/cuidado como tal !!!

2 comentários:

Mirys Segalla disse...

E o aniversário do Chicletinho, amiga, como vai ser? Conta um pouco pra gente como é esse dia especial, aí, do outro lado do mundo! Se tem coisa na escola, se tem festinha em casa, etc e tal...

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Mirys Segalla disse...

Oi Li!

Dentre taaaanta gente interessante da blogsfera, escolhi algumas que me inspiram, em alguma área da vida. E VOCÊ ESTÁ ENTRE ELAS!

Obrigada por escrever o seu blog e me inspirar (e a tantas outras pessoas), regularmente!

Bjos e bençãos.
Mirys
http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br/2013/06/bc-quem-te-inspira-na-blogsfera-diario.html