segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O desfralde - Semana 1

Eu bem que poderia descrever essa semana como o CAOS completo, mas não quero desanimá-las, existe sim luz no fim do túnel !!!

Comentei aqui que voltamos com o processo de desfralde por incentivo das novas professoras do chicletinho, pois bem que já nos primeiros dias eu queria desistir.

Sim minha gente, podem me classificar como uma mãe não persistente, mas eu queria deixar o desfralde para o verão do Brasil, onde estaremos na praia rodeados de avós e tios para ajudar ... mas tudo bem, demos início aqui mesmo.

Como vcs sabem, chicletinho mudou de escola e estava saindo ao meio-dia todos os dias, como estou fazendo curso resolvemos contratar a filha da cleaner brasileira para pegar o chicletinho na escola e ficar com ele até eu chegar .... pensem na pior coisa que poderíamos ter feito.

A menina era super carinhosa com o JP, mas só isso também ... durante o processo de desfralde nessa 1a semana um dia cheguei em casa e ela simplesmente me comunicou que chicletinho havia feito o no 2 na cueca e que ela havia trocado a roupa dele. Até aí tudo bem, se não fosse pelo fato dela ter simplesmente largado a cueca com o presentinho no banheiro ... ai não rolou né.

Minha sorte é que meu irmão estava chegando para passar férias aqui comigo e então ele se encarregou de ficar umas horinhas com o chicletinho, afinal padrinho serve pra isso também né gentem ...

Por isso a 1a semana é a mais problemática, como eles estão aprendendo todo o processo xixi e cocô são feitos à revelia.

Uma amiga deu a dica de perguntar pra ele de hora em hora se queria ir ao banheiro e mesmo que a resposta fosse negativa levar mesmo assim ... pois bem, comecei a perceber que chicletinho estava relutando quanto a isso pois por mais que eu o levasse para fazer xixi no banheiro ele não fazia e no instante seguinde fazia nas calças, mas durante a noite (desde o 2o dia de desfralde) ele já não fazia nada !!!

Então que, ainda na 1a semana, resolvi fazer com que ele percebesse o quão 'nojento' é fazer suas necessidades nas calças e parei de forçá-lo a ir ao banheiro. Continuava a perguntar de hora em hora, mas não o levava caso a resposta fosse negativa.

Com isso me parece que acabei ensinando também a ele sobre autonomia em suas próprias decisões. Pode parecer complexo e um tanto quanto arrogante do ponto de vista de - ah, até parece né minha filha! Mas funcionou.

Lição dessa 1a semana :: é, paciência é algo que todas as mães e pais precisam para cada fase de desenvolvimento dos seus filhos.

2 comentários:

Grazi, mãe do Principe disse...

OI Li, olha me vi nesse post . Passei muito tempo me descabelando , até que a escola resolveu tirar e em 2 dias o processo tava completo , sem crise, sem nada . Agora não me pergunte qual a formula magica pq simplismente não sei .

Liliane Arend disse...

Grazi, acho que vai ser aquele velho papo de que quando alguém de fora fala eles ouvem mais ... além do fato de ter os amiguinhos da escola usando o vaso! Acho que isso ajuda muito!
beijocas