quinta-feira, 7 de abril de 2011

Frustrações

Ninguém, em sã consciência, se sente confortável com as frustrações. Eu sei, eu sei, elas são inevitáveis.

Essa é a nova fase aqui em casa. É muito louco, às vezes parece que durante a madrugada vem um anjinho e vira uma chavezinha no JP e ele muda seu foco e suas preferências. Talvez isso seja reflexo do geminiano que ele é ... mas nunca fui mto ligada a essas questões de signos.

O lance é que JP sempre foi bastante persistente, sempre lidou mto bem com frustrações. Sempre dividiu seus brinquedos, sua comidinha, lidava mto bem com suas evoluções e aprendizados.

Semana passada JP ficou gripado (again! faz parte) e retomou um gosto que estava um pouco de lado: o desenho.

Antes eram rabiscos sem pretensão, ledo engando nosso, pq hoje tenho certeza que mesmo bem pequenininho seus traços tinham algum objetivo 'desenhado' em sua mente.

JP desde pequeno sempre teve um gosto artístico (há, mãe coruja!). Nas aulinhas de música sempre prestava muita atenção, nas de artes aproveitava muuuuito.

Foto da época das aulinhas. Com a queridíssima Elodie :D


Pois é, depois que passamos um temporada em Hotel (7 meses minha gente esperando o visto ser renovado) JP largou um pouquinho os desenhos e se apegou ao DVD e ao IPAD. Sem arrependimentos da minha parte, pq desenvolveu em outros aspectos e naquele momento era a nossa realidade. Não tinha espaço para espalhar nossas coisinhas.

Bem, voltemos ao assunto inicial kkk. Ele encontrou uns caderninhos que foram dados no kit de lembrancinha no aniversário dele de 2 anos. Com toda essa empolgação, husband comprou um material novo para JP e desde então ele não larga os desenhos. Mas algo de novo acontece, JP se irrita quando erra o 'traço'.

Ele pede para que eu, ou o pai, faça desenhos e ele complementa com linhas e bolinhas. Mas se uma linha sai do trajeto que ele 'planejou' é um chororô danado. Falamos que não tem problema, que podemos dar um jeito, mas não adianta ...

Esse desenho eu fiz a parte de fora (sem rir por favor, não sei desenhar e mesmo assim sou feliz e meu filho ADORA meus desenhos kkk-fecha parenteses), os traços retos e precisos foram feitos pelo JP. Pode até ser excesso de orgulho, mas para um ser que não tem nem 3 anos anos ainda acho que ele manda super bem. Oq vcs acham? Não tenho parâmetros sobre idades e traços ...


Agora esse aqui ele fez sozinho, ai orgulho da mami:


Agora babemmmm, olhem o desenho que ele fez totalmente sozinho no material grandão que o papi comprou:



E para que não restem dúvidas sobre a autoria do desenho, olha o JP aqui desenhando compenetrado ... Eu não tinha percebido mas aqui ele está desenhando com a mão esquerda, acho que ainda não definiu sua lateralidade, já que outras coisas ele faz com a mão direita - como por exemplo pegar o garfo para comer.




PS. ainda vou aprender a colocar fundo musical nos vídeos. Prometo!

##
Filho: Você é sensacional e enche essa mãezinha de orgulho. Ao longo da sua jornada encontrará muitos obstáculos, nem tudo que queremos conseguimos realizar. Mas ó, estaremos sempre do seu lado para auxiliá-lo no que for preciso, principalmente a respirar fundo e começar novamente ... ou simplesmente 'tocar o barco'.
Mamãe Te Ama Muito!

4 comentários:

Roteiro Baby disse...

Que lindo.
Vc está certíssima em estimular esse dom nato! Eu também faria isso.
E que bom que vc gostou do meu post sobre maternidade real. Fiquei meio tensa com a possibilidade de muita gente discordar do meu posicionamento e criar polêmicas... e fiquei feliz de ter me feito entender.
Me precipitei postando antes do dia combinado. Foi sem querer... entendi que era ATÉ dia 8 e não NO dia 8. Agora já foi... da próxima vez eu presto mais atenção.
Amanhã voltarei aqui para ver o seu post.
Beijocas pra vc e para o filho artista!

www.roteirobaby.com.br

Grazi, mãe do Principe disse...

Li, obrigado pelo carinho la no meu cantinho viu , tambem estou sempre por aqui ta .
Que lindo, como ele ta esperto, muito fofo .
è isso ai o incentivo é tudo
bjus

Flavia disse...

É uma delicia ver acompanhar o crescimento dos pequenos (com suas fases boas e ruins).

Aqui em casa o momento pintura, tambem é um dos preferidos, e o pequeno (que tambem usa a mão esquerda e as vezes a direita) já mostrou que tem dom pra coisa, pelo menos na minha visão de mãe coruja.

Beijo grande

chrys campos disse...

Estimular o desenho free style eh a melhor coisa q vc pode fazer mesmo, e qdo ele se frustra com o proprio tracado uma pequena ajuda realmente nao faz mal algum. Em breve vc vai perceber que a confianca dele no proprio talento vai aumentar muito e ai minha amiga: HAJA PAPEL!!! hahaha

Outra coisa q eles amam tb é tinta! Aproveita que vc tem quintal, poe uma roupinha velha nele, tintas e papel e deixa rolar. Alias, deixa rolar nao, filma! é muito divertido!

Qdo as meninas eram pequenas a gente tb fazia muita colagem, ate hoje elas gostam. Sabe aquele monte de revistas velhas? Picota tudo em pedacinhos, e usa os pedacinhos pra fazer imagens novas, flores, mosaicos, etc.

Vem ca, vcs ja foram na National Gallery com ele? Menina, qdo eu levei as minhas pela primeira vez elas voltaram inspiradissimas! Inclusive tem um monte de material fantastico pra criancas a venda no shop do museu. RECOMENDO!

Ufa meu comment ficou parecendo um post hahaha!

Beijocas!!!