Uma das coisas que mais me afligiam quando mudamos para Londres dizia respeito aos médicos.
A questão não é qualidade é cultural mesmo.
Em 2007 quando viemos pela 1a vez para morar em Londres minha experiência não foi bacana.
Pois bem, como comentei aqui meu pequeno 'pegou' catapora e me deu um pequeno pânico. Se eu estivesse no Brasil pegaria o telefone e ligaria diretamente para o celular do pediatra do JP.
Aqui em Londres você precisa fazer um registro no GP (genereal practitioner), é como se fosse um clínico geral a quem você deve consultar sempre que precisar de qualquer médico, especialista ou não.
Bom, diante da catapora nem lembrei do GP e pedi pro husband ligar pro pediatra, indicado por um amigo, e marcasse uma consulta. Ligação feita, consulta marcada. Só depois de receber um email é que me dei conta de que não comunicamos o GP ... o médico também não comentou nada.
Fomos na consulta e tudo já começa muito diferente na recepção, que aqui na verdade não é uma recepção. O consultório fica em um apartamento de 3 quartos, a recepção é na sala 2x1 abarrotada de retratos autografados por famosos. Nenhum brinquedo, mesmo se tivesse não teria espaço para brincadeiras.
Pediatra super atencioso, olhou as 'bolinhas de catapora' do JP mas .... não tirou a temperatura, não viu o ouvido, garganta, não mediu e não pesou.
O doctor disse que não era para nos preocupar, que catapora na idade do JP (2a7m) não é perigosa e que o maior perigo é quando adulto é infectado (alow husband não teve catapora). Vida normal, que normalmente não se leva para escola/nursery mas não infectar as demais crianças, mas que ele achava besteira pq afinal de contas uma hora ou outra elas seriam infectadas. Eu (com os olhos arregalados, tentando não parecer assustada) - mas doutor e se ele tiver febre?
(doctor) ah, dá o remédio q vc está acostumada para esses casos
(eu) hum, o remédio q normalmente dou é em gotas e a qtde é diretamente relacionada ao peso dele .... conseguimos pesá-lo aqui? (ops, passei os olhos rapidamente pela sala enquanto falava e percebi que não tinha balança)
(doctor) que complexo... vc tem aquelas balanças de banheiro? pega ele no colo, se pesa junto com ele e depois se pesa sozinha, faz as contas e voialá vc tem o peso dele.
(eu) tá bom .....
(doctor) fez algumas piadinhas (incomum por aqui) nos deu um cartão com o número do celular dele (uau!) e disse q qualquer coisa podíamos ligar para ele.
Conversinha de 5min sobre o Brasil e fomos embora.
A prova de fogo aconteceu na 2a-feira (dia 15/02/2011)
JP acordou com uma febrinha, depois do almoço a febre chegou a 40.1graus! Mamãe aqui entrou em pânico!
Liguei pro husband e pedi para ligar pro doctor .... husband me liga e diz que não conseguiu e que deixou recado na secretária eletrônica do telefone e que a secretária humana estava tentando localizá-lo (já pensei, FDP, pra quê dá o celular se não vai atender? e agora oq faço com meu pequenino?)
Dei alivium, a febre não baixou, dei novalgina a febre foi para 38.8graus .... peguei JP e fui dar um banho morno nele pra ver se ajudava. Enquanto o secava explicava que o papai estava tentando falar com o doctor e ele me solta:
- mamãe eu quero falar com o goudô (ele troca o d pelo g)
- ah é filho? oq vc vai falar pra ele?
- que eu tô dodói ...
sim sim, os olhinhos da mamãe aqui se encheram d'água, mas logo voltei ao normal pq o pequeno começou a chorar dizendo q a mamãe estava triste ... não não não
Tudo isso demorou em torno de 1hora, aí husband ligou dizendo que o doctor retornou a ligação e disse:
- o organismo dele DEVE estar combatendo alguma coisa, isso é normal não se preocupe. Dê esses 2 remédios alternadamente e acompanhe.
Lá pelas tantas JP começa a vomitar, eu volto a me desesperar. O remédio não fazia efeito, era tomar para vomitar e a febre aumentar.
Ligamos novamente pro doctor, que atendeu na hora, dizendo que estavamos prontos para ir pro hospital e ele:
- mas ele está conseguindo dormir?
naquele momento ele tinha acabado de adormecer no meu colo
(doctor) então deixa ele dormir pq PROVAVELMENTE o organismo está se recompondo ......
Resolvemos seguir a orientação do doctor, deixando BEM claro pro husband que se JP amahecesse com febre acima de 39graus iriamos imediatamente ao hospital.
Bem, JP continua com febre mas não ultrapassa os 38.6graus, como não vomitou mais e almoçou super bem resolvi esperar até amanhã ....
CONCLUSÃO: achei o atendimento médico no consultório superficial ...
Sei que se estivesse no Brasil, diante de todo o meu relato, a avaliação seria: ah é uma virose. Mas tenho certeza que o pediatra pediria exames para saber qual era o tipo de virose, isso me deixaria mais tranquila. Mas será que seria necessário?
Conclusão da conclusão: aqui os médicos são mais 'relaxados' é meio que, se estiver morrendo vai pro hospita, caso contrário espere pra ver oq vai acontecer
Nenhum comentário:
Postar um comentário