quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nursery

Aqui em Londres as escolas só começam por volta dos 4 anos de idade. Antes disso se for preciso colocar os pequenos em algo do tipo recorrem-se as Nurserys.

João Pedro começou a frequentar uma Nursery ontem, ficou apenas 1 hora comigo ao lado. Hoje ficou por 2 horas e já sozinho.

A professora dele é portuguesa, oq tem facilitado demais a minha vida rs. Acho que pro João Pedro também é bom pq senão ele não entenderia nadica de nada, seria muito drástico. A única coisa que não curti foi que as professoras inglesas me perguntaram se podem chamá-lo apenas de Pedro, pois não conseguem pronunciar João :( humpf ! Não sei se isso interfere em algo na vida dele ..... amigas psicólogas e mães oq acham?

Oq notei de diferente é que não existe um 'programa didático/pedagógico' seguido. Possuem brincadeiras para desenvolver intelectualmente e sensorialmente, mas não existe um projeto (digamos assim), senti falta de começo-meio-fim das atividades. Por exemplo, quando o João Pedro estudava no Sto Amério em São Paulo o projeto da turma dele era reciclagem. Então eles passeavam pelo bosque do colégio coletando materiais e depois construiam algo (instrumentos musicais, papel reciclado etc), então o passeio pelo bosque tinha um objetivo, não era simplesmente um passeio.

Aqui hoje eles plantaram uma semente, que as professoras não souberam me dizer de que tipo de planta ou fruta era. A atividade durou 5 minutos, colocaram terra-água-semente e tiraram fotos. As crianças ficaram sem entender pra que serve, oq vai acontecer ..... senti muita falta da nossa didática brasileira.

Outra coisa é que elas não conversam/explicam as coisas para as crianças. Tiraram a temperatura de 2 meninas. Pegaram, tiraram elas da cadeira onde estavam sentadas, mediram a temperatura e depois as colocaram de volta. E? Elas coitadas ficavam olhando sem entender nada.

Sei lá .... posso ser exigente e talvez não encontre o padrão que estou acostumada por aqui.
## saudade ##

4 comentários:

Gi disse...

tenta conversar com Ingrid, esposa do Keith, eles já uma de 5 anos,,, e com a veronica...
acho q o negócio do nome não tem problema, em casa e com outras pessoas é sempre João, certo? mas a professora portuguesa tmb vai chamá-lo só de Pedro, né? para ele ter essa referência na nursery... tudo que eu disse é intuitivo...

Liliane Arend disse...

tks Gi vc é demais! saudades

Juliana Prates disse...

O Mateus teve uma visao diferente para a troca de nomes do JP. So os ingleses chamarao ele de Pedro, assim ele sabera que tem que responder em ingles. E so os brasileiros chamarao ele de Joao Pedro, assim ele respondera em portugues. Teorias do psicologo Mateus...

Unknown disse...

O nome da minha filha eh pronunciado diferente em ingles e portugues e ela sabe direitinho q estao falando com ela em ambas a linguas.
Quando ao ao prgrama de atividades, concordo com vc, a C foi na creche np Brasil mas era pequena e lah tinha aulinhas definidas, aqui fora a aula de musica e natacao(que eh no preschool) eh tudo assim a deus dara, mas ela se diverte.