quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

.: A hora certa, será que ela existe? :.

Olhando o Chicletinho enquanto ele estava hipnotizado assistindo ao DVD do Coldplay me perguntei se era a hora certa para ele assistir a shows de rock ou ficar apenas no café com leite dos DVDs infantis.

Acho que ao longo de toda a nossa vida consciente, aquela vida em que sabemos mais ou menos o que queremos, sempre temos esta questão em mente: será que é a hora certa para trocar de emprego, mudar de carreira, começar uma pós/mestrado, mudar de cidade/país/continente, será que é a hora certa para casar, ter filhos, será ?!?!

Comecei a pensar em como aconteceu tudo, desde o planejamento da vinda do Chicletinho, até as decisões sobre escola e tudo mais que envolve a vidinha dele.

Percebi que nossas decisões sempre foram tomadas seguinto muito mais o coração do que a razão. O ponto de partida sempre foi regido pela razão, mas a decisão final sempre levou em consideracão a emoção (ai que meloso).

Mas enfim, a única vez que agi justamente assim foi no desfralde do Chicletinho. Nossas 1as tentativas foram um fiasco só! Se quiser, pode ler aqui.

Mas chega de ladainha e vamos ao que interessa .... as coisas acontecem na hora que têm que acontecer.

Assim foi com a escola, foi tudo muito natural. Começou fazendo pequenas aulinhas e depois engrenou na escola;
Assim foi com a alimentação. Me baseava no que o pediatra falava mas não seguia totalmente à risca. (Ainda bem que o Dr. Jairo não lê este blog)
Assim foi com os primeiros passos. Sem stress, andou com 1 ano e 1 mês e tá tudo certo.
Assim foi com músicas. Ele tem as próprias preferências, adora ouvir rock com o papai.
Assim está sendo com o se vestir e comer sozinho ....

Eu estava pensando muito sobre esse assunto, sobre a hora certa para 'apresentar' essas coisas mais de 'adulto' para o Chicletinho.

Eu sei que é inevitável, até pq não dá pra ouvir e assistir apenas programas infantis senão enlouquecemos ... mas podemos priorizar a qualidade de tudo aquilo que 'apresentamos' `a ele, mas também não sou tão idiota ao ponto de não saber que não dá pra controlar todos os ambientes que o cercam (escola, casa de amigos, etc).

Putz, dei uma viajada né .... mas é que tenho visto cada vez mais as crianças no Brasil assitindo novelas, falando sobre beijo na boca e dançando Ai se eu te pego, e isso me assusta. Sei que elas não sabem o significado literal dessas palavras, mas sei lá ....

****
Então que por aqui esse é o hit do momento

2 comentários:

Karina disse...

Oieee

COmo não tenho filhos não posso dar pitacos...rsrsrs... Mas lá vai meu achometro: eu acho q criança tem crescer com coisas de adultos. Claro que com coisas boas e tudo com certo limite. Minha mãe nem deixava assistir Lagoa Azul na sessão da tarde imagina ver novelas, e isso me fez uma pessoa mais critica quanto a qualidade do que assisto hoje. E olha que minha mãe só tem até a 3 série primária!!!

É isso...

Bjos

Gi disse...

concordo com a karina... às vezes a gente se põe a dançar em frente à tv com shows super legais, colocamos vídeos no youtube (no rain, do blind melon é um dos vídeos favoritos)... mas nem me fale de criança vendo novela por aqui, eu que nem coloco mais no discovery kids(sintoma de parentalidade obsessiva)... o tempo de tv qdo ligamos é qse sempre na tv rá-tim-bum... eu que estou vijando aqui!